Now Reading
Salvador recebe delegação de congressistas estadunidenses antirracistas

Salvador recebe delegação de congressistas estadunidenses antirracistas

Delegação do Black Caucus estará em Salvador nos últimos dias de agenda inédita com entidades públicas e sociedade civil


Como parte da programação geral da visita da delegação de congressistas antirracistas estadunidenses ao Brasil, promovida pelo Instituto sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos – Raça e Igualdade, entre os dias 24 e 28 de março, Salvador será o cenário dos últimos dias da agenda inédita com membros do Black Caucus e outras organizações para tratar dos avanços do Plano de Ação Conjunta entre Brasil e Estados Unidos para Eliminar a Discriminação Étnica e Racial e Promover a Igualdade – JAPER.

A visita a Salvador será realizada nos dias 27 e 28 de março e sucederá as atividades que irão ocorrer em Brasília entre os dias 24 e 26 de março. No dia 27 de março às 10h, está agendada uma reunião com parlamentares locais e secretarias, visando discutir estratégias para avançar com os temas de justiça racial e para promover o JAPER em níveis estadual e local. Essa ação visa abordar desafios específicos enfrentados por líderes nessas esferas, especialmente diante da implementação de políticas prejudiciais às comunidades negras, indígenas, quilombolas e ciganas por líderes estaduais e locais, como remoções forçadas e violência policial. O objetivo desta visita é influenciar a promoção de políticas públicas em âmbito nacional, estadual e municipal através do JAPER.

Este primeiro dia de encontro em Salvador será seguido pelo evento público “JAPER em Ação: Unindo Congresso e Sociedade Civil pela Igualdade Racial no Brasil e EUA”, que ocorrerá das 12h30 às 18h. Congressistas e membros de organizações americanas estarão reunidos com líderes de organizações negras e indígenas brasileiras, como Criola, Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de Favelas, AMIM (Associação das Mulheres Indígenas em Mutirão), Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), Selo Juristas Negras, Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL), entre outros. O evento busca a troca de boas práticas e o intercâmbio de ideias entre a sociedade civil de ambos os países.

“A partir dos quatro pilares do JAPER; acesso à saúde, acesso à educação, acesso à justiça e acesso à cultura e preservação da memória, buscamos oportunizar para que a sociedade civil possa levar as demandas relativas às desigualdades raciais aos congressistas e construir alianças com as organizações da sociedade civil americana para alavancarem mudanças estruturais e políticas”, explica Rodnei Jericó, Diretor do Programa Brasil de Raça e Igualdade.

Já no dia 28 de março, a delegação irá visitar um terreiro em Salvador. Esta atividade terá como foco o enfrentamento ao racismo religioso e reunirá lideranças afro-religiosas e representantes da sociedade civil que irão discutir estratégias para combater essa forma de discriminação, promovendo a tolerância e o respeito às diferentes manifestações religiosas presentes na sociedade das nações.

Vale ressaltar que ao longo da última década, registou-se um aumento visível da violência contra comunidades religiosas de matrizes africanas, abrangendo agressões verbais e físicas, incêndios criminosos, expulsão de líderes dos seus territórios e locais de culto, perda da custódia de crianças, bem como ameaças e homicídios, impulsionados pelo racismo religioso. Nesta oportunidade, serão apresentados relatórios com mapeamento de terreiros e contexto político e de políticas públicas sobre racismo religioso no Brasil.

What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
0
Quero
0

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.