Now Reading
Sala de reflexões com Pequeno Manual Antirracista – A peça

Sala de reflexões com Pequeno Manual Antirracista – A peça

Monólogo interpretado por Luana Xavier estreia em Salvador e leva aos palcos texto de Aldri Anunciação, uma livre adaptação do livro de Djamila Ribeiro

Quando a professora Bel, personagem interpretada por Luana Xavier entra em cena, ou melhor na sala, alunos imaginários e uma plateia de espectadores não fazem ideia que aquela disciplina iria abordar questões que até hoje nem as mais tradicionais enciclopédias haviam conseguido resolver. Família, comunidade, racismo, violência, relações sociais afetuosas e afetivas e amor incondicional são algumas das lições que com maestria o dramaturgo Aldri Anunciação extraiu da obra da filosofa Djamila Ribeiro – Pequeno Manual Antirracista o transformando no Pequeno Manual Antirracista – a peça.

Djamila Ribeiro expressa confiança ao entregar ar sua obra a Aldri Anunciação, pois acredita que o teatro por meio da sua narrativa tem o poder de levar as pessoas para uma reflexão em outro lugar que muitas vezes os escritores de não ficção, não conseguem. “É uma emoção muito grande ver uma obra de não ficção adaptada de maneira tão bonita, tão competente e tão visceral”, comentou a filósofa.

É a primeira vez que as palavras de Djamila Ribeiro saem das páginas dos livros e vão para o palco do teatro. Para Aldri Anunciação, autor e diretor da peça, a necessidade de um manual antirracista é tão cruel quanto o racismo e construir a narrativa do espetáculo baseado em uma obra vencedora do Prêmio Jabuti de Ciências Humanas é motivo de gratidão. “Assistia a obra pronta, sobretudo uma releitura de outra obra é sanar dúvidas e ter certeza de que a gente precisa realmente caminhar com ferramentas antirracistas no Brasil. A minha função é trabalhar o estético, a beleza, porque é teatro, é ficção e é filme. Eu me senti cumprindo o meu papel, utilizando o antirracismo como ferramenta didática para uma cena, para um espetáculo que tem diversão e também tem dor.“, comentou.

Arte em sala – Quando recebeu o convite para interpretar a professora Bel, Luana Xaxier aceitou sem questionar. A atriz carioca entendia o desafio de estrear seu primeiro monólogo e mergulhou de cabeça nessa personagem que abafou o som estridente de uma realidade contemporânea com suas palavras e show de interpretação. Em cena, ela canta, dança, dialoga faz rir e chorar com entrega e sensibilidade tal qual a obra que a inspirou, transformando a livre adaptação em uma releitura prazerosa. ”Eu acredito muito que as palavras de professora Bell, a personagem que eu exerço nessa peça, voem muito longe, alcancem muitos corações, inspirem o debate e a reflexão. E que a gente de fato consiga construir uma sociedade antirracista. É o que eu realmente espero”, comentou emocionada.

De férias na capital baiana, Nelma Santana, ficou muito feliz em assistir a um espetáculo de uma obra de Djamila Ribeiro. “Eu fico agradecida e orgulhosa de disso tudo estar acontecendo. Espero que esse espetáculo seja realmente um sucesso, porque para mim já é.”

Confiram alguns registros da sessão de lançamento realizada dia 15 de Março onde a Afro.TV esteve presente.

O Pequeno Manual Antirracista – A peça está em cartaz às sextas (20h), sábados (16h e 20h) e domingo (17h), até dia até dia 31 de março de 2024, no Teatro Goethe Institut, em Salvador- Bahia.

Texto: Aní Bárbara / Créditos: Cíntia Matos

What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
0
Quero
0
View Comment (1)
  • De extrema urgência entrar nesta sala de aula e colocar em prática todas as reflexões que este belo e necessário texto lhe traz ! Orgulho e gratidão !

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.