Now Reading
Prorrogadas as inscrições para a segunda edição do Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa, para meio ambiente e raça

Prorrogadas as inscrições para a segunda edição do Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa, para meio ambiente e raça

O Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal prorrogam até o dia 14 de junho (sexta-feira), às 17h, as inscrições para a segunda edição do Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa, que em 2024 tem como tema Meio Ambiente e Raça. Serão selecionados até 12 estudos e pesquisas – em andamento ou finalizados – que abordem territórios e territorialidades, ecologia, bens da natureza, conservação ambiental urbana e rural e adaptação climática, que enfrentem o racismo e todas as formas de violência correlatas.

O programa é direcionado para pessoas físicas pretas, pardas e indígenas. Os candidatos devem ser maiores de 18 anos, brasileiros natos, naturalizados residentes no Brasil ou estrangeiros com residência fixa no país há mais de dois anos, estudantes ou integrantes ou associados a centros de pesquisa, universidades, Organizações da Sociedade Civil, coletivos, instituições e observatórios.

Os interessados podem se inscrever nas categorias Pesquisa e Estudo em andamento e Pesquisa e Estudo concluído, para as quais também serão aceitos trabalhos em formatos digitais e/ou audiovisuais, tais como registros fotográficos, sonoros e de memória oral; documentários; sites; aplicativos; entre outros. As pessoas podem se inscrever em ambas as categorias, de forma separada, mas com apenas um projeto em cada uma delas. No entanto, será selecionado apenas um trabalho por candidatura inscrita. O prêmio para Pesquisa e Estudo em andamento é de R$12 mil e para Pesquisa e Estudo concluído de R$18 mil.

Os trabalhos serão analisados por duas comissões. A de Avaliação, composta por pessoas pesquisadoras, docentes e especialistas na temática, examinará, inicialmente, se os projetos atendem em parte ou integralmente aos critérios norteadores do programa, além da diversidade territorial, regional e de gênero, bem como seu vínculo com as temáticas das ancestralidades negras e indígenas brasileiras. Para tanto, terão como critérios a pertinência do tema, referências teóricas e/ou fontes de conhecimento, metodologia da pesquisa, ineditismo/inovação, interdisciplinaridade.

O segundo momento caberá à Comissão de Seleção, que escolherá os trabalhos aprovados. A ação ficará a cargo de cinco profissionais de reconhecida atuação na área, um representante do Itaú Cultural e um da Fundação Tide Setubal.

Sobre o tema

Para esta segunda edição, o Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2024 – Meio Ambiente e Raça está voltado a projetos práticos-teóricos que traduzam outras perspectivas de relação sujeito-objeto-natureza, em que seres vivos e não vivos sejam considerados e respeitados nas diferentes escalas da natureza. Os projetos devem produzir conhecimentos que estimulem a ideia do bem viver, em territórios urbanos e rurais, diante dos efeitos e impactos das mudanças climáticas.

O chamamento dialoga com projetos ecológicos e de convivência inovadora, com análises sistemáticas e resultados práticos de enfrentamento às práticas de racismo e outras formas de discriminação que aprofundam as desigualdades raciais no Brasil.

O intuito é mapear e fortalecer as redes de pesquisa e estudos em torno das iniciativas em práticas científicas e tecnológicas inclusivas. O foco são as estratégias de luta e resistência à opressão sistêmica que impacta as condições de vida das pessoas negras e indígenas nas comunidades periféricas urbanas, comunidades e territórios quilombolas, comunidades de povos de matriz africana e de povos originários, e demais comunidades tradicionais, em todas as esferas do direito corporal, territorial e das territorialidades.

SERVIÇO:

CHAMAMENTO

Segunda Edição do Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2024 – Meio Ambiente e Raça

  • Inscrições: Prorrogadas até 14 de junho (sexta-feira), às 17h
  • Resultado da seleção: Dia 8 de novembro
  • Inscrições e informações na plataforma Ancestralidades www.ancestralidades.org.br 
What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
0
Quero
0
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.