Now Reading
Professor baiano é selecionado como Consultor da UNESCO

Professor baiano é selecionado como Consultor da UNESCO

Educador foi escolhido através de um edital que buscou pesquisadores com doutorado em todo o país

Israel Campos – Agência Dudes

O professor e pesquisador soteropolitano, Doutor Israel Campos, foi selecionado como um dos mais novos integrantes do painel de consultores da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia & Inovação do Brasil (MCTI). O educador foi escolhido através de um edital que buscou pesquisadores com doutorado e experiência em áreas como Participação Social em todo o país. 

Dentre os títulos acadêmicos, o currículo do docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abrange formações como: Doutor em Educação, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Social e Bacharel em Humanidades (UFBA). Em sua atuação como consultor da UNESCO, o profissional coordenou a mobilização e a participação social da Conferência Regional Sul, sediada em Curitiba – PR, além de integrar as reuniões em Brasília, que culminarão na 5ª Conferência Nacional, prevista para acontecer entre os dias 30 de julho e 1⁰ de agosto de 2024. Nesta edição, o tema do encontro nacional será “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

Após ter contato com as múltiplas produções científicas, e tecnológicas e de inovação das cinco regiões do país, Campos enxerga como positiva e necessária a participação social: Ao todo foram 14 anos de lacuna em que não houve Conferências Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação que consultassem a comunidade científica, a diversidade de governos constituintes no país, bem como organizações e movimentos da sociedade civil para definir o futuro do país. A diversidade foi uma questão central para que essa ampla participação fosse efetivada, então tivemos pessoas historicamente excluídas desse diálogo, mas que fazem e discutem Ciência, Tecnologia e Inovação, presente nas conferências, como pessoas negras, indígenas, mulheres, jovens, LGBTQIAP+, entre outros segmentos sociais, disse.

Dedicado em colaborar com propostas e soluções para o enfrentamento das crises climáticas, um dos principais objetivos da conferência, o professor, que esteve na região sul do país antes das enchentes afetarem o estado do Rio Grande do Sul, chama atenção para as pautas ambientais serem prioridades constantes da classe científica, política e sociedade civil: “Para o presente e para o futuro do Brasil, sugiro que o trabalho da sociedade alcance as três seguintes áreas que apontam para o nosso futuro: a tecnologia alinhada às questões climáticas e ambientais; a inovação atrelada ao desenvolvimento social; e a popularização da ciência”, finalizou.

Israel Campos, baiano de Salvador, é Doutor em Educação, Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social e Bacharel Interdisciplinar em Humanidades, todos os graus alcançados pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É também Especialista em Gestão e Estratégias em Indústrias e Culturas Criativas pela Universidade de Lisboa e possui Formação complementar em Direitos Humanos pela Network ofStrategic and International Studies (NSIS) e Amnistia Internacional Portugal. Atualmente trabalha como docente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para mais informações: www.israelcamposedh.com

What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
2
Quero
0
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.