Now Reading
Petrolina recebe lançamentos de livros de autores negros

Petrolina recebe lançamentos de livros de autores negros

Evento faz parte da programação do Festival Pernambucano de Literatura Negra (FLIPEN), que será realizado no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf),  em Petrolina, nesta quinta-feira, dia 27

Jaqueline Fraga – Foto Ed Machado

Passados os festejos juninos, agora a região do Vale do São Francisco, no Agreste do Estado, entra na contagem regressiva para festejar a chegada do 2º Festival Pernambucano de Literatura Negra (FLIPEN), que acontecerá nesta quinta-feira, dia 27, na Universidade Federal Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina. O evento, que conta com patrocínio do Banco do Nordeste, via Lei de Incentivo à Cultura, promete ser um marco na literatura negra, destacando a riqueza e diversidade da produção literária de autores nordestinos. Entre os destaques está o lançamento do livro-reportagem “Pandemia: os reflexos da maior emergência sanitária do planeta” da  jornalista e escritora recifense, Jaqueline Fraga. Quem também vai  lançar um livro é o professor universitário Guilherme Araújo, que tem por título: “Um nordestino numa universidade alemã” . A programação será realizada no auditório da Univasf, às 17h. 

Um dos lançamentos mais aguardados é o livro “Pandemia: os reflexos da maior emergência sanitária do planeta”. A publicação, construída em 15 reportagens,  traz o olhar da escritora, Jaqueline Fraga, sobre importantes momentos vivenciados durante a pandemia da Covid-19. A edição escrita no formato livro-reportagem  detalha, por exemplo, fatos que chamam atenção da autora à época, como as buscas por vacina, as relações familiares e profissionais em meio à pandemia, bem como as retomadas após os momentos mais críticos.  A narrativa presente no volume é costurada por depoimentos de secretários de saúde, pesquisadores, médicos, chefes do executivo e especialistas de diferentes áreas. Entre as matérias que compõem o livro está, inclusive, a reportagem “Consciência Negra: profissionais de saúde negros buscam representatividade”, vencedora do Prêmio AMPE de Jornalismo em Saúde, em 2022. 

Guilherme Araujo

Outro lançamento que promete chamar atenção do público, é o  livro “Um nordestino numa universidade alemã, organizado pelo escritor, negro,  Guilherme Araújo. Ele que vem de origem de família humilde, viveu boa parte de sua vida no subúrbio do Recife, e, que, atualmente encontra-se morando em Petrolina,  traz em sua publicação uma linguagem em formato de um diário de bordo, no qual relata experiências vividas, pela primeira vez,  durante seu intercâmbio estudantil na Philipps Universität Marburg, realizado entre os anos de 2007 e 2008.  A instituição, com mais de 500 anos de atuação, tem sede na cidade de Marburgo, no estado de Hessen, na Alemanha,  referência no ensino internacional em cursos de diversas áreas, incluindo ciências naturais, humanidades, ciências sociais, direito e medicina. 

Além dos lançamentos, a FLIPEN oferece uma agenda recheada de atividades, gratuitas para os leitores,  que inclui saraus e sessão coletiva de autógrafos.  Para fortalecer o debate e aumentar a visibilidade da literatura negra e as várias formas de combate ao preconceito racial, o festival vai promover várias  mesas-redondas e debates sobre os seguintes temas: poesia e representatividade; ;mulheres negras na literatura; literatura e intelectualidade como instrumentos políticos; jornalismo literário e literatura de não-ficção. Mais informações no site.

Serviço

  • O quê: Petrolina sedia festança literária com lançamentos de autores negros.
  • Quando: quinta-feira,  dia 27 de junho.
  • Onde: Auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Av. José de Sá 
  • Maniçoba – Centro, Petrolina – PE.
  • Horário: 17h 
  • Ingresso: Gratuito
Festival Pernambucano de Literatura Negra_ Petrolina
What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
0
Quero
0
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.