Now Reading
No mês do orgulho, Strides Tech Community e ImpulsoBeta oferecem mil bolsas de estudo para lideranças tech diversas

No mês do orgulho, Strides Tech Community e ImpulsoBeta oferecem mil bolsas de estudo para lideranças tech diversas

Segundo dados da Strides Tech Community, apenas 5% das lideranças tech da Comunidade se definem LGBTQIAPN+

A Strides Tech Community, scale-up que senioriza a carreira de líderes do setor de tecnologia, lançou uma ação em parceria com a ImpulsoBeta, consultoria estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão especializada em desafios complexos de grandes empresas, com o objetivo de fornecer 1.000 bolsas de estudo para lideranças tech diversas, de forma a capacitá-las para que elas possam chegar aos altos cargos de gestão das empresas do setor.
 

As organizações estão destinando 500 bolsas exclusivamente para lideranças LGBTQIAPN+, em homenagem ao mês do orgulho, e as demais 500 bolsas serão dedicadas a outras lideranças de grupos sub-representados, como mulheres, pessoas negras, pessoas acima de 50 anos, entre outras. As inscrições podem ser realizadas por lideranças, que se encaixam nos requisitos necessários para receber as bolsas, através do site da Strides na opção candidate-se.

A ação, patrocinada pela consultoria, visa contribuir para o aumento de líderes diversos no setor de tecnologia, especialmente nos cargos de liderança, por meio de um programa de capacitação contínua, visto que, hoje, a Comunidade de Líderes Tech da Strides é composta por apenas 5% de profissionais LGBTQIAPN+. Além disso, a pesquisa ‘Panorama da Liderança Tech no Brasil 2023/2024’, divulgada recentemente pela Strides, aponta que apesar de 66,94% das lideranças considerarem suas empresas como diversas, entre os entrevistados apenas uma pessoa informou ser transgênera; 22% se declararam mulheres e 28% pessoas negras.

O mesmo estudo indica ainda que a diversidade está mais presente na base da pirâmide de carreira e mais escassa no topo. A ação foi pensada pelas empresas para potencializar a diversidade com programas executivos e mentorias, possibilitando que mais pessoas diversas cheguem à alta liderança de empresas de tecnologia no país.
 

“O setor de tecnologia é predominantemente masculino e heteressexual, ainda mais quando nos referimos à liderança. Com o mês do orgulho se aproximando, não há como não notar que ainda é muito baixo o número de líderes tech LGBT+, e quando falamos em pessoas trans o número é quase nulo. Sabemos que sem lideranças diversas nos altos cargos de gestão o cenário fica mais difícil de mudar. Por isso, desde o dia zero estamos agindo aqui na Strides para garantir que mais lideranças diversas tenham a capacitação necessária para que possam prosperar na carreira e chegar ao topo das empresas, que é onde as decisões estruturantes são tomadas. Para isso, iremos conectar as lideranças que receberão as bolsas de estudo a executivos experientes de sucesso que compartilhem o caminho das pedras até a alta liderança, de forma estruturada e contínua, com mentorias e imersões”, pontua Cláudio Azevêdo, um dos fundadores da Strides.
 

Com esse panorama, a Strides é uma edtech que nasceu com a proposta de capacitar lideranças da área da tecnologia, visando fortalecer as soft skills e seniorizar a carreira desses profissionais. A startup tem uma metodologia própria, por meio da prática educacional 100% baseada em aprendizado contínuo em Comunidades, de modo a possibilitar que os alunos possam trocar experiências com outros membros da comunidade e aprender com altos executivos de grandes empresas do mercado nacional. A Strides Tech Community tem como alguns dos principais pilares a promoção da diversidade e a inclusão social através da preparação dessas pessoas para que atuem como líderes tecnológicos.
 

“A parceria com a Strides é fundamental para ampliarmos o acesso e a inclusão de pessoas diversas a cargos de liderança no setor tech. É uma ação que fomenta a troca de experiências entre líderes e aumenta a representatividade, mas também transforma a cultura das empresas, tornando-as mais inclusivas e inovadoras“, afirma Renata Moraes, fundadora e CEO da ImpulsoBeta​.


What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
0
Quero
0

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.