Now Reading
Movtech discute sobre as possibilidades de carreira na área da tecnologia no Festival Afrofuturismo

Movtech discute sobre as possibilidades de carreira na área da tecnologia no Festival Afrofuturismo

Evento aconteceu em Salvador e reuniu diversas lideranças para debaterem inovação, tecnologia e diversidade

São Paulo, novembro de 2023 – Com o tema “De volta para o Futuro”, o maior evento de futurismo da América Latina, patrocinado pelo iFood e Youtube, reuniu nos dias 20 e 21 de novembro, palestrantes nacionais e internacionais, para discutir sobre a importância do Continente Africano no desenvolvimento econômico e tecnológico, bem como o impacto do processo de colonização.
 

Entre alguns dos palestrantes estavam Camila Oliveira, membra do conselho executivo do Movtech e Coordenadora Sr de Impacto Social iFood, empresa brasileira de tecnologia, que está entre os mantenedores do Movimento Tech, e também das organizações parceiras do Movimento: Marcelo Marciano, head de Inovação e Desenvolvimento Sustentável na CI&T; Edmar Amorim, Coordenador pedagógico na Cubos Academy; Thiago Guedes, especialista em Tech Comunity no Grupo Boticário e Grazi Mendes, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão na ThoughtWorks. Eles se reuniram a personalidades internacionais como Adah Parris, futurista e presidente do Mental Health First Aid England e do grupo consultivo do Centre for Cultural Value e Yuniya Khan, fundadora do Projeto Emerge; Tânia Tomé, autora e empreendedora Moçambicana, entre outros.
 

Camila Oliveira, por exemplo, foi mediadora do painel “Desafios das Pessoas Negras em Tecnologia” e ressaltou como mensagem do painel a importância de jovens negros considerarem que as carreiras em tecnologia são para eles, que desafios aparecerão e que é necessário ter resiliência, confiança e principalmente desenvolver uma rede de relações para superar os obstáculos. “Acreditamos que a área de tecnologia é um vetor de transformação social, que cria caminhos de prosperidade para grupos diversos e seus entornos. É fundamental ter pessoas com diferentes repertórios construindo o setor. Por isso, o Movimento Tech 2030 busca inspirar e trazer insumos para a construção de um futuro inclusivo na tecnologia, promovendo estratégias de carreira alinhadas ao Afrofuturismo”, afirma.
 

Para Laislla de Gouveia, gestora do Movimento Tech 2030, ter representantes negros do Movimento no evento, é uma oportunidade de criar referências de histórias de sucesso junto aos estudantes que estão iniciando a mesma trilha. “O Festival é um evento de referência em inovação e criação, e o Movtech trabalha para alcançar, despertar e capacitar os jovens na área de tecnologia. O iFood, mantenedor do Movimento, acredita no potencial das tecnologias ancestrais e vem implementando ações e criando parcerias para que cada vez mais jovens negros e de outros públicos historicamente sub-representados se qualifiquem para a revolução digital, desenvolvendo assim melhores soluções para um futuro mais inclusivo.
 

A programação do evento incluiu palestras, talk shows, painéis, uma Arena Gamer e atividades culturais simultâneas na Casa Vale do Dendê e em outros seis espaços.

Sobre o Movtech
O Movtech é uma coalizão brasileira de organizações que movem as alavancas necessárias desde a idade escolar até a formação e empregabilidade na área de tecnologia com foco em gerar um setor tecnológico mais forte e justo, com inclusão e equidade para pessoas de baixa renda e perfil sub-representado. Hoje o Movimento é formado por: iFood e XP Inc, mantenedores do programa e como patrocinadoras: Accenture, Ada, Arco Instituto, B3, Buser, CI&T, Cubos Academy, Descomplica, Digital House, EBAC, EF Education First, Escola Korú, Fundação Behring, Gama Academy, Grupo Boticário, Instituto Localiza, Kenzie Academy, Le Wagnon, Oracle Next Educatio, RD (RaiaDrogasil), Resilia, Rocket Seat, Semantix, Soul Code, Telles Foundation, VTEX, Voxy, Watch e Womakers Code. Para maiores informações no site.

What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
0
Quero
0

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.