Now Reading
Mover impulsiona intercâmbio em desafio à estatística: apenas 6% das advogadas no Brasil são negras

Mover impulsiona intercâmbio em desafio à estatística: apenas 6% das advogadas no Brasil são negras

Angola é palco do encontro internacional da Black Sisters in Law que visa promover a diversidade no campo jurídico

São Paulo, janeiro de 2024 – O Mover (Movimento pela Equidade Racial) reafirma seu compromisso com o futuro de profissionais negros ao apoiar o I Encontro Internacional Black Sisters in Law, que acontece em Angola até 14 de janeiro. Este intercâmbio jurídico e cultural reúne advogadas negras e personalidades renomadas visando fortalecer laços, promover a diversidade e impactar o futuro da advocacia.

De acordo com dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos mais de 1,3 milhão de advogados brasileiros, apenas 6,02% são mulheres negras. Neste sentido, o encontro não se limita ao compartilhamento de experiências, mas também busca fortalecer a influência global das advogadas negras. 

“O Brasil, apesar de ter a maior proporção de advogados por habitante, ainda enfrenta disparidades e essa é uma das frentes de atuação do Mover: impulsionar carreiras negras para um mercado representativo, seja em negócios renomados ou em empreendimentos próprios”, comenta Natália Paiva, diretora-executiva do Movimento. 

Segundo Dione Assis, fundadora da Black Sisters in Law, ao catalisar mudanças positivas nas dinâmicas sociais e profissionais, futuras gerações serão inspiradas, e afirma: “Há uma influência social significativa ao fortalecer essa rede de profissionais afrodescendentes na área jurídica. Diante disso, foi fundamental o apoio do Mover, que garantiu a participação de grande parte das profissionais que estarão nesse encontro”.

Entre elas, Ana Paula Lima, responsável pelas áreas Jurídica e Financeira do Mover, que destaca o potencial impacto na disparidade existente: “Por conta do racismo estrutural, as profissionais como nós ainda não estamos em evidência, influenciando com suas capacidades e experiências. O que vamos obter aqui por meio de trocas e conexões tem muito valor para mudar as estatísticas”, afirma.

Na programação de atividades, destacam-se especialistas, como a Dra. Ana Celeste, Secretária de Estado da Justiça e Direitos Humanos de Angola; e líderes jurídicos, como Dr. Sebastião Teixeira Vinte e Cinco, provável candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil. 

What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
0
Quero
0

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.