Now Reading
Mês da Consciência Negra: 7 dicas para tornar a diversidade racial uma realidade nas empresas 

Mês da Consciência Negra: 7 dicas para tornar a diversidade racial uma realidade nas empresas 

Estudo aponta que 90% dos gestores buscam transformar o tema em ações concretas

Muito se fala sobre Diversidade e Inclusão nas empresas, especialmente em datas como o Dia da Consciência Negra. No entanto, é crucial ir além das ações pontuais e evitar que o tema se torne apenas um token em celebrações específicas. Nadja Brandão, Diretora Executiva da {reprograma}, iniciativa de impacto social que ensina programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, destaca a importância de não apenas buscar representatividade, mas maximizar todo o potencial dos talentos. “É crucial que todas as pessoas participem da conversa de negócios ao longo do ano, sentindo-se pertencentes e bem-vindas a contribuir e compartilhar sua perspectiva”, comenta.
 

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Willis Towers Watson, de 2023, a conscientização sobre diversidade e inclusão nas empresas está crescendo, com 90% dos gestores buscando tornar esse tema uma realidade. No entanto, observa-se que muitas organizações ainda concentram sua atenção principalmente nos indicadores de diversidade, negligenciando a inclusão.
 

Diante deste cenário, a {reprograma} oferece sete dicas práticas para promover diversidade e inclusão de maneira efetiva nas organizações, indo além das vagas afirmativas e incorporando uma cultura diversificada em todos os aspectos.

Crie um ambiente seguro e acolhedor para todas as pessoas, com especial atenção às pessoas negras
 

Promova uma cultura organizacional que valorize a diversidade em todas as suas formas, com medidas específicas para garantir que colaboradores se sintam respeitados e acolhidos. Estabeleça diretrizes e políticas que eliminem práticas discriminatórias e promovam a inclusão de todas as identidades raciais.
 

Amplie as oportunidades de desenvolvimento, focando em profissionais negros
 

Desenvolva programas e iniciativas que alcancem colaboradores, oferecendo-lhes igualdade de acesso a capacitação, mentoria e oportunidades de crescimento profissional. Busque garantir que todas as pessoas, independentemente de sua origem racial, tenham as mesmas chances de avançar em suas carreiras.
 

Promova a equidade salarial, com atenção especial à remuneração de profissionais negros
 

Assegure que todos os profissionais, especialmente pessoas negras, recebam uma remuneração justa. Realize análises salariais que incluam dados sobre equidade racial, identificando e corrigindo disparidades para garantir que a empresa esteja comprometida com a igualdade salarial para todos.
 

Tenha compromisso com a representatividade e inclusão de pessoas negras
 

Fortaleça o compromisso organizacional com a promoção de uma cultura que valorize a diversidade racial. Estabeleça metas claras para aumentar a representatividade de profissionais diversos em todos os níveis da empresa. Promova a transparência e responsabilize líderes e equipes pela implementação efetiva de práticas inclusivas, contribuindo para um ambiente de trabalho que reconheça e valorize a diversidade racial.
 

Realize promoções de oportunidades equitativas
 

Garanta que os processos seletivos sejam justos e baseados em mérito, evitando vieses inconscientes. Incentive a diversidade desde a fase de recrutamento, oferecendo oportunidades iguais para candidatos de diferentes origens.
 

Fomente uma cultura inclusiva
 

Promova um ambiente de trabalho que celebre a diversidade e respeite as diferenças culturais. Estimule o diálogo aberto sobre questões relacionadas à diversidade e ofereça treinamentos que aumentem a conscientização sobre a importância da inclusão.
 

Tenha processos de avaliação e adaptação de maneira contínua
 

Realize avaliações periódicas da diversidade no ambiente de trabalho e adapte as políticas conforme necessário. Encoraje feedbacks dos colaboradores para identificar áreas de melhoria e garantir que as práticas da empresa evoluam de acordo com as necessidades do grupo.
 

A missão da {reprograma} é promover uma transformação genuína no ambiente de trabalho, tornando-o mais inclusivo e representativo. Para Nadja Brandão, Diretora Executiva da iniciativa, essas dicas refletem o compromisso contínuo com a diversidade racial, uma parte vital da equação para criar empresas verdadeiramente inovadoras e sustentáveis “Acreditamos que, ao adotar práticas que valorizam e promovem pessoas negras, não apenas enriquecemos nossos ambientes profissionais, mas também contribuímos para uma sociedade mais justa e igualitária”, comenta.
 

Sobre a {reprograma}
Fundada em 2016, pela peruana Mariel Reyes Milk e as sócias Carla de Bona e Fernanda Faria, a iniciativa de impacto social foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, priorizando negras, trans e travestis, e tem o objetivo diminuir a lacuna de gênero na área de T.I. Até o momento, mais de 2 mil mulheres se formaram, sendo que mais de 71,7% se autodeclaram pretas ou pardas e 10% trans e/ou travestis. Em 2022, Nadja Brandão, mulher negra e advogada com foco em Governança Corporativa, Compliance e ESG assumiu como Diretora Executiva da iniciativa, que possui parceria com grandes empresas, como Mercado Livre, iFood e B3 Social.

What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
0
Quero
0

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.