Now Reading
Mapa “Zumbi dos Palmares no Fortnite” será lançado no Festival Feira Preta

Mapa “Zumbi dos Palmares no Fortnite” será lançado no Festival Feira Preta

Além das estações de jogos no evento, o game estará disponível gratuitamente em computadores, consoles e dispositivos móveis.

Gamers de plantão poderão jogar em primeira mão na próxima sexta-feira (03), o Mapa “Zumbi dos Palmares” no Fortnite. O lançamento do game, iniciativa da Pretahub, em parceria com a Salve Games, acontece a partir das 15h, no Festival Feira Preta. Com uma proposta decolonial, o  jogo promove uma experiência com a luta ancestral por justiça e igualdade, permitindo-lhes defender Quilombo dos Palmares contra ondas de invasores representados por figuras de robôs futuristas. Os heróis da resistência, Zumbi e Dandara, estão presentes como personagens não jogáveis, oferecendo mensagens de incentivo e equipamentos para fortalecer a equipe em sua luta.

A construção se deu a partir da utilização da tecnologia Unreal Editor for Fortnite (UEFN), tornando-se acessível para milhões de jogadores em uma das plataformas mais populares do mundo. Alexandre De Maio, diretor da Salve Games e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do game, explica como foi o desenvolvimento: “Tentamos construir um jogo que fosse não apenas divertido, mas também educativo. Queríamos oferecer uma experiência imersiva que destacasse a história e a luta do povo negro no Brasil, além de proporcionar aos jogadores uma oportunidade de aprender enquanto se divertem”, afirma.

Para Gui Senna, colaborador do projeto, ir à Serra da Barriga e mergulhar nas raízes culturais possibilitaram a sua contribuição de maneira mais autêntica na representação do projeto. “Este projeto vai além da jogabilidade envolvente, é também uma obra cinematográfica, produzida por uma equipe diversificada de historiadores, dubladores e roteiristas negros”, comemora o artista 3D.”

O lançamento do mapa “Zumbi dos Palmares” durante o Festival Feira Preta é um marco não apenas para os gamers brasileiros, mas também para a representatividade e inclusão na indústria dos games. Este evento está inserido no projeto Bioma Comunicação Ancestral, uma realização da PretaHub apoiada pela Fundação Ford, que visa promover a conectividade entre profissionais criativos negros, indígenas, periféricos e LGBTQIAPN+ com o mercado de trabalho.

Adriana Barbosa, também diretora-executiva da PretaHub ressalta a importância de trazer inspiração na história real do Quilombo de Palmares para o mundo dos games: “Esta iniciativa é especialmente significativa em um país onde os gamers negros e mulheres constituem a maioria, conforme revelado pela Pesquisa Game Brasil (PGB). O lançamento representa um marco na indústria dos games, oferecendo ao público uma experiência inovadora e profundamente enraizada na história e cultura afro-brasileira”, explica.

Aguardem!

What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
0
Quero
0

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.