Now Reading
Malê Debalê homenageia cultura popular nordestina no Carnaval

Malê Debalê homenageia cultura popular nordestina no Carnaval

Celebrar a identidade afro-indígena que influencia na formação cultural e identitária da população dos noves estados da região Nordeste é a proposta do Bloco Afro Malê Debalê ,que tem como tema para o Carnaval 2024;

O que é bom o Nordeste tem.

Créditos MV.VIII

Fundado há 44 anos no bairro de Itapuã – local eternizado na canção de Dorival Caymmi –  o bloco Afro Malê Debalê promete levar para Avenida um espetáculo de dança e música. Ao som da percussão composta por 80 músicos, 600 bailarinos desfilarão durante três dias de carnaval (domingo, segunda e terça-feira), apresentando coreografias inspiradas na rica cultura nordestina.

As Ganhadeiras de Itapuã, a dança do Caboclo e Cabocla de Lança, o Samba do Recôncavo Baiano, Capoeira, Maculelê, Bonecas de Pano da Kalunga, Bumba meu Boi, e toda reverência aos Orixás Ogum e Oxum, guardiães do Malê Debalê inspiraram as coreografias ensaiadas pelos dançarinos divididos em 21 alas.

 Uma novidade para o Carnaval do Malê Debalê é a homenagem ao artesão pernambucano Mestre Vitalino, (1909-1963), um dos maiores artistas da história da arte do barro no Brasil e responsável por difundir a cultura ceramista no país. “Nos preparamos para encantar o público por meio da maior plataforma de exibição nacional e internacional: O nosso carnaval soteropolitano. Estamos juntos para encantarmos o mundo a partir da cidade de Salvador”, comenta o Claudio de Araújo, presidente do Malê Debalê.

Rei e Rainha Jeferson Reis e Camila Morena

Confira os horários do desfile do Malê Debalê

  • 10.02.2024 (sábado)
  • 1) Circuito das Águas – Do Alto do Abaeté à Seria de Itapuã. Concentração: 14h
  • 2) Circuito Osmar (Campo Grande) – Desfile às 18h30
  • 12.02.2024 (segunda-feira)
  • Circuito Osmar (Campo Grande) – Desfile às 18h
  • 13.02.2024 (terça-feira)
  • Circuito Dodô (Barra-Ondina) – Desfile às 18h

Texto: Ani Bárbara

What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
0
Quero
0

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.