Now Reading
Iniciativa Negra debate luta antimanicomial e cuidado em liberdade na edição especial do Boteco Brasileiro de Política de Drogas, em Salvador/Ba

Iniciativa Negra debate luta antimanicomial e cuidado em liberdade na edição especial do Boteco Brasileiro de Política de Drogas, em Salvador/Ba

Programação de arte, cultura e encontros abertos ao público integram o Boteco Brasileiro de Política de Drogas, projeto que promove o diálogo contínuo com a sociedade

Salvador, maio de 2024 – Em referência ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que ocorreu dia 18, a Iniciativa Negra convida toda a sociedade para debater o tema Pelo Cuidado em Liberdade, na nova edição do Boteco Brasileiro de Política de Drogas – Especial Cidades. O evento aberto ao público acontece nesta sexta-feira, dia 24 de maio, às 18h30, no Armazém do Campo, localizado no bairro do Pelourinho, em Salvador.

A roda de conversa vai reunir especialistas e ativistas de direitos humanos para analisar a importância de um sistema de saúde mental que priorize a autonomia e a inclusão social das pessoas, em oposição à lógica punitivista e de internação prolongada.

O debate deve abordar a desinstitucionalização e a substituição de modelos de cuidado, baseados na internação prolongada, por serviços de saúde mental comunitários; a defesa dos direitos humanos, garantindo que pessoas portadoras de transtornos mentais e usuárias de drogas sejam tratadas com dignidade e respeito e sensibilidade da sociedade; e a conscientização da importância sobre o cuidado em liberdade e redução do estigma associado aos transtornos mentais e ao uso de substâncias.

Da esquerda para a direita: Luciene Santana, diretora de Prevenção e Redução de Riscos e Danos da Suprad/Seades; Dudu Ribeiro, especialista em segurança pública e cofundador da Iniciativa Negra e Jamile Soares, supervisora de campo do Caps AD Gregório de Matos.

Estão confirmadas as presenças de Luciene Santana, pesquisadora em segurança pública e políticas sobre drogas e diretora de Prevenção e Redução de Riscos e Danos da Suprad/Seades; André Araújo, pedagogo e educador popular, coordenador de equipe multidisciplinar do  Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria); Jamile Soares, assistente social e especialista em atenção integral ao consumo e consumidores de álcool e outras drogas, também supervisora de campo do Caps AD Gregório de Matos; e Diego Lima, psicólogo, educador social, cofundador e coordenador da Biblioteca Comunitária Zeferina Beiru. Como mediador do bate-papo está Dudu Ribeiro, especialista em segurança pública e cofundador da Iniciativa Negra.

André Araújo, pedagogo e educador popular, coordenador de equipe multidisciplinar do Cria e Diego Lima, educador social, cofundador e coordenador da Biblioteca Comunitária Zeferina Beiru

Após a roda de conversa, o evento prevê uma apresentação do Samba de Oyá, grupo de samba de roda formado por mulheres negras, encerrando a noite de celebração.

Samba de Oyá

Boteco Cidades

Com a proposta de debater direitos humanos e segurança pública, a edição especial do Boteco Brasileiro de Política de Drogas – Cidades visa pautar o direito à cidade a partir de movimentos e ações no território. A primeira edição aconteceu em março deste ano e debateu o Movimento Social e Participação Política.

É possível saber mais sobre a agenda de eventos da Iniciativa Negra no site da iniciativa e nas redes sociais oficiais.

Sobre a Iniciativa Negra Por Uma Nova Política sobre Drogas

A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas é uma organização da sociedade civil que atua, desde 2015, pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy em Direitos Humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas.

What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
0
Quero
0
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.