Now Reading
Gingando com Tradição: Festival cultural celebra a Capoeira

Gingando com Tradição: Festival cultural celebra a Capoeira

Salvador sediou a 2º edição do Festival Capoeira Ancestralidade e Resistência – Gingando pelo Mundo. O evento, realizado entre os dias 03 e 05 de maio, reuniu pesquisadores, estudantes, artistas e expectadores, na biblioteca Central do Estado da Bahia para celebrar a arte e luta ancestral trazida pelos escravizados.

Durante o encontro, pesquisadores e convidados debateram temas como a regulamentação do projeto de Lei 10.639 – Môa do Katendê, de autoria da Deputada estadual Olívia Santana que visa implementar a capoeira na grade curricular das escolas e a importância dos mestres de capoeira no processo de sustentação da Capoeira ao lond[go dos séculos. “A capoeira não nasceu na faculdade, que a faculdade nos abrace, mas ela não pode nos cobrar e nem nos excluir. Os mestres do passado não têm ensino superior. Lembrem-se que: antes do professor de educação física praticar a capoeira nas escolas, tinha os mestres do passado que eram considerados vagabundos. Hoje o pessoal está tomando a nossa história, nos excluindo e pegando a maior fatia do bolo. Não tenho nada contra quem é da faculdade, tenho contra o sistema cruel e opressor”, desabafou Mestre Curió ao reforçar a importância da tradição. A capoeira como meio de inclusão e melhoria da qualidade de vida de Pessoas com Deficiência também foi abordado na Rodas de Conversas.

Oficinas, vivências com os Griôs – guardiões da história da capoeira , desfile de moda, feira de artesanato e produtos de capoeira fizeram parte da programação.

O público presente teve a oportunidade de assistir ao filme Mestre Moa e contaram com a participação de mestres de capoeira que compartilharam seus conhecimentos por meio das oficinas, ressaltando o contexto histórico e tradição da arte que também é luta.

O encerramento do Festival foi marcado pela apresentação musical do cantor Tonho Matéria com participação do Olodum e Filhos de Gandhy.

Durante o evento foram arrecadados alimentos não perecíveis que serão doados para famílias baianas em situação de insegurança alimentar.

Jacaré DiAlabama, coordenador-geral do Festival de Capoeira comemora o sucesso do evento, realizado pelo grupo Capoeira em Movimento Bahia (CMB) com o patrocínio do Governo da Bahia (Setre/SUDESB).

Texto: Aní Barbara

What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
0
Quero
0
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.