Now Reading
“Ecos dos Orixás’’ – Ed Ribeiro expõe em Paris durante abertura dos jogos olímpicos

“Ecos dos Orixás’’ – Ed Ribeiro expõe em Paris durante abertura dos jogos olímpicos

A mostra do” Pintor dos Orixás” exalta a cultura africana estará aberta ao público gratuitamente entre os dias 10 a 24 de junho.

Ed Ribeiro e Paulo Rufino

O artista plástico baiano Ed Ribeiro estreia a mostra “Eco dos Orixás” durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Produzido por Foteini Foteinaki e sob a curadoria do cientista brasileiro Paulo Rufino, quem visitar o prédio histórico 59 Rue de Rivoli, em Paris, entre os dias 10 e 24 de junho, poderá conferir a exposição, que é aberta ao público gratuitamente.

A mostra registra aspectos que traduzem o elo cultural entre as heranças brasileiras e suas origens africanas, indígenas e europeias e busca construir por meio da arte momentos de reflexão, respeito e informação pelas influências de diversas culturas, principalmente a africana.

Conhecido como ‘’Pintor dos Orixás’’, Ed Ribeiro criou a técnica única de ‘’derramamento de tintas’’, que consiste em derramar a tinta de maneira fluída, numa superfície escolhida na posição horizontal, dando forma ao que pretende realizar. O pintor é reconhecido internacionalmente pelo método inovador sendo premiado com suas exposições a exemplo da Carrousel Du Louvre em Paris (2014), além da sua obra estar presente em países como EUA, Grécia e Noruega.

Para Edu Ribeiro, expor em Paris no período em que acontece um importante evento esportivo é gratificante. “Conseguir o melhor lugar, na melhor época que é a pré-olimpíadas, período em que o mundo está com os seus olhos voltados para a capital da França. A emoção que sinto é tamanha, que às vezes acredito não ser real expor em um lugar histórico que conheci em 2010, e que recebe milhares de pessoas ao longo do dia. Devo tudo isso à minha fé, é importante acreditar nela.’’, comentou.

Paulo Rufino e Edu Ribeiro são amigos há mais de sete anos. Ele o descreve como um artista sensível e que suas pinturas são influenciadas pela religiosidade. “Idealizamos juntos o ‘’Ecos dos Orixás’’, construindo toda a composição das religiões que formam o nosso país. Partindo de Xangô e Ogum, divindades de matriz africana, até os santos católicos, abraçando, inclusive, o que entendemos por sincretismo religioso, mas também falando sobre a espiritualidade dos povos originários”, explicou.

Inspirada na ancestralidade brasileira, o projeto cria uma arte entre diálogo e paz, fazendo com que o eco seja transmitido pela linguagem oral, principalmente pela linguagem oral africana, fazendo a prevenção dessa espiritualidade que sobreviveu aos contextos históricos e sociais vivenciados. Além disso, ‘’Eco dos Orixás’’ também representa a união de elementos multiculturais, contando com a presença de Ed Ribeiro, que terá exposta 10 obras, mas também dos seus convidados, a fotografa Stéphane Munnier, o músico Altay Veloso e arquiteto e cenógrafo brasileiro, Humberto Macedo.

A mostra ocupará dois andares da galeria e será enriquecida por diálogos realizados por renomados profissionais, como a professora de história do Brasil e da África e de português Samille Possidonio, que ao longo das suas vivências passou por formações relacionadas à Cultura Afro-Brasileira, incluindo contações de histórias e mitologia Iorubá; a psicóloga clínica Valéria Sardenberg, certificada em terapia focada nas emoções, além de ser especialista em simbolismo na análise Junguiana; e Julio Cesa Cesano, primeiro diplomata afrodescente do Uruguai, que ao longo de sua carreira defendeu a inclusividade, mudança social e igualdade.

O evento também contará com o lançamento em francês do livro ‘’Glorya y Tormento’’, do autor Jorge Jury e com ilustração de Ed Ribeiro, que apresenta a história do jogador negro que fez o primeiro gol nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1924, sendo comemorado neste ano o centenário. 

Após Paris, ‘’Ecos dos Orixás’’ será exposta entre os dias 13 de julho e 30 de agosto em Portugal e ficará no Brasil (Niterói – Rio de Janeiro) de 3 de agosto até 28 de setembro.

What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
0
Quero
0
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.