Now Reading
Bahia é destaque com cinco finalistas no Prêmio Sim à Igualdade Racial de 2024

Bahia é destaque com cinco finalistas no Prêmio Sim à Igualdade Racial de 2024

Os Pilares Educação, Cultura e Empregabilidade são destaque na trajetória dos finalistas da região nordeste

Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial, anuncia os finalistas do Prêmio Sim à Igualdade Racial de 2024, que acontece no dia 26 de maio na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, um dos mais importantes eventos voltados para a promoção da diversidade e inclusão no Brasil.O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial, anuncia os finalistas do Prêmio Sim à Igualdade Racial de 2024, que acontece no dia 26 de maio na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, um dos mais importantes eventos voltados para a promoção da diversidade e inclusão no Brasil.

Yacunã Tuxá, ativista indígena e ilustradora (Divulgação/ID_BR)

Com destaque para a região Nordeste, os cinco finalistas apresentam diversidade em suas especialidades. A ilustradora indígena Yacunã Tuxá do povo “Tuxá Mãe”, localizada na Ilha da Viúva, às margens do rio São Francisco, estuda Letras na UFBA e foi indicada no pilar Cultura com a categoria Arte em Movimento. Com o objetivo de falar de questões de sexualidade e aceitação na comunidade indígena, suas ilustrações abordam a temática de forma sensível provocando a quebra do estereótipo da imagem associada ao indígena de 1500, sua centralidade é evidenciar a pluralidade do indígena contemporâneo.

Escola afro-brasileira Maria Felipa (Divulgação/ID_BR)

No Pilar de Educação, a Escola afro-brasileira Maria Felipa foi indicada para a categoria Educação e Oportunidades de Salvador e Rio de Janeiro com destaque para o ensino básico afro-brasileiro e antiracista, com o ensino de libras voltado para a inclusão de pessoas surdas. Reconhecida internacionalmente com o Prêmio World’s Best School Prizes, com o Selo de escola antirracista – Selo Excelência UBORA mediante edital da Defensoria Pública da Bahia, além do 8° Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero no ano de 2022.

Instituto Cultural Steve Biko(Divulgação/ID_BR)

Ainda no caminho da Educação, a primeira organização de ensino pré-vestibular voltada para a comunidade negra também em Salvador – Steve Biko, foi indicada na categoria Educação e Oportunidades. O objetivo da instituição fundada em 1992 consiste em promover atividades no campo político e educacional com resultados na formação de políticas públicas para o combate às desigualdades raciais. Até o ano de 2026, o Instituto Cultural Steve Biko (ICSB) pretende conceber a Faculdade Steve Biko, uma instituição de ensino superior referência no desenvolvimento de iniciativas que valorizam a diversidade étnico-racial, contemplando os saberes e fazeres da cosmovisão da produção do conhecimento.

No Pilar Empregabilidade, a promotora de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Lívia Sant’Anna Vaz, dedicada ao combate contra o racismo e à intolerância religiosa, defesa das comunidades tradicionais e das cotas raciais foi indicada na categoria Liderança, com destaque para a sua atuação no poder judiciário perante a condição do racismo diante da sociedade civil, sendo coordenadora do grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo e Respeito à Diversidade Étnica e Cultural, da comissão de defesa dos direitos fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público.

Lívia Sant’Anna Vaz, promotora de justiça do MP baiano(Divulgação/ID_BR)

Por fim, no mesmo Pilar, Monique Evelle considerada a personalidade negra mais influente do mundo em Negócios e Empreendedorismo, pelo MIPAD(ONU), e cofundadora da Inventivos – plataforma de formação, conexão e investimento para a nova geração de empreendedores do Brasil, foi indicada na categoria Trajetória Empreendedora representando a Bahia.
 

Monique Evelle, empreendedora e cofundadora da Inventivos(Divulgação/ID_BR)

Desde a primeira edição, o Prêmio Sim à Igualdade Racial tem se destacado como uma plataforma essencial para celebrar e amplificar as vozes e iniciativas que lutam contra o racismo e promovem a equidade racial na sociedade. Com o apoio da Rede Globo, o evento será transmitido em rede nacional pela segunda vez e também pelo canal no YouTube do ID_BR, alcançando milhões de telespectadores em todo o país.
 

Ao longo dos anos, o evento tem reconhecido líderes, organizações e projetos que se destacam em diversas áreas, incluindo cultura, educação, empregabilidade e ativismo. O prêmio destaca casos inspiradores de sucesso e impacto positivo na promoção da igualdade racial.
 

Acompanhe a transmissão da premiação de forma online pelo canal do ID_BR pelo Youtube ou pela TV Globo no dia 26 de maio, para saber os resultados finais de todas as categorias.

What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
0
Quero
0
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.