Now Reading
Amcham Bahia: Como Cultivar a Felicidade no Ambiente Corporativo

Amcham Bahia: Como Cultivar a Felicidade no Ambiente Corporativo

Amcham Bahia promove evento para discutir a felicidade como bem estar emocional e econômico

A promoção do bem-estar no ambiente corporativo reflete diretamente na saúde dos colaboradores e consequentemente na produtividade das empresas. Para discutir estratégias que proporcionem um ambiente de trabalho feliz e o impacto desta felicidade nos negócios, executivos C-Levels de empresas brasileira estiveram reunidos no CEO Fórum – maior encontro da Câmara Americana de Comércio, promovido pela Amcham Bahia na noite da última quarta-feira (19), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB.

Dados da pesquisa Panorama Liderança (Amcham e Humanizadas) revelam que 94% dos líderes entrevistados reconhecem a influência positiva da felicidade no ambiente de trabalho, bem como este bem-estar refletem no aumento da produtividade, engajamento dos colaboradores e consequentemente no aumento dos lucros.

Pedro Dornas, Head da Amcham Bahia chama a atenção para o alto índice de afastamento por problemas relacionados à saúde mental e ressalta quais fatores traduzem um ambiente corporativo mais saudável, o que define como tendência de mercado. “Os transtornos mentais estão entre as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil, tendo respondido por mais de 280 mil casos somente em 2023. Ou seja: propósito, produtividade, inovação, absenteísmo, segurança do trabalho, capacidade de atrair e reter colaboradores são aspectos que possuem forte relação com o que chamamos de felicidade no mundo empresarial”, comentou.

As estratégicas para criar um ambiente de trabalho acolhedor, diverso e representativo foram discutidas no painel O papel da felicidade na Cultura Corporativa, mediado por Vinicius Kitahara, fundador da Vinning – Consultoria de Felicidade Corporativa, com a participação da diretora de Felicidade da Heineken Brasil, Livia Azevedo, do CEO da Acelen, Luiz de Mendonça, do CEO da Paramour, Átila Cabral e da CEO da Roche, Lorice Scalise.

Lívia Azevedo revelou o investimento da Heineken na ciência da felicidade, encorajando seu estudo através de programas de voluntariado entre os colaboradores e de formação da liderança para a segurança psicológica. “Nós escolhemos o caminho do conhecimento. Dessa forma, conseguimos proporcionar um ambiente encorajador, positivo e seguro, em que colaboradores consigam trazer suas ideias sem medo de julgamento, colocando todo o seu potencial na realização do trabalho”. Na Paramour, a percepção de valor de um produto está associado à percepção de bem-estar das suas vendedoras. “Felicidade é a matéria-prima que molda o comportamento de quem representa a sua marca, agregando ainda mais valor para o produto”, comentou o CEO Átila Cabral.

Luiz de Mendonça, CEO da Acelen comentou sobre o compromisso da empresa com a formação das lideranças bem como o importante papel desses executivos como motivadores e transformadores dentro do ambiente corporativo. “Somos uma empresa nova, criada há três anos com a missão de ser moderna e isso inclui investir na formação das nossas lideranças. Elas precisam dar o exemplo, transmitir confiança, alegria e respeito, criando um ambiente positivo para que as pessoas cultivem um senso de pertencimento”, explicou Mendonça.

O Consultor em Diversidade e Inovação Paulo Rogério Nunes apresentou o tema empreendedorismo e felicidade explorando os diversos setores onde a felicidade estão inseridas. “Quando as pessoas olham para a periferia, normalmente o fazem com a lente do coitadismo. Mas se mergulharem nessas comunidades, vão encontrar muita inovação, porque ali tem resiliência criando soluções incríveis com recursos limitados. Então tem que ter diversidade não só no setor de RH, mas também no de marketing, para ocupar espaços e se comunicar com públicos diferentes; no setor de P&D, para se abrir a novas possibilidades e criar novos produtos e serviços, e por fim, na cadeia de suprimentos que é essa ideia de que ela precisa ser diversa pra incluir novos empreendedores”, pontuou.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de participar do Mindfulness: Ritual de Atenção Plena, ministrado por Thiago Arruda, instrutor para meditação guiada.

O CEO Fórum contou a presença da superintendente da Amcham Brasil, Alessandra Cavalcanti.

Confira alguns registros do evento.

Reprodução: Amcham Bahia

What's Your Reaction?
Curti
0
Descurti
0
Interessante
0
Quero
0
View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.