Now Reading
Mind Lab lança e-book sobre educação antirracista para professores

Mind Lab lança e-book sobre educação antirracista para professores

Material promove um debate transformador para as salas de aula e visa combater o racismo desde a Primeira Infância

Desafio para educadores, o combate ao racismo em sala de aula é também uma missão social. Para contribuir nessa importante batalha, a Mind Lab, pioneira no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas de forma integrada, por meio do Programa MenteInovadora, com atuação nacional em escolas da rede pública, lança o e-book “Antirracismo em sala de aula”. O conteúdo tem foco nos professores de todo o Brasil, mas está disponível no blog da empresa a todos os interessados, com o intuito de provocar atitudes que transformem o ensino das escolas em prol de uma cultura antirracista. A expectativa é de alcançar os mais de 12 mil educadores que aplicam a metodologia atualmente pelo país, além dos mais de 30 mil frequentadores mensais do blog.
 

De acordo com Thiago Zola, mestre em Educação e Head de Produtos da Mind Lab, o material tem um importante apoio educativo de impacto social. “A ideia do projeto foi reunir o maior número de informações e estudos qualificados que ajudem a dar luz ao tema em sala de aula. É cada vez mais necessário educar nossos alunos para combater práticas nocivas à sociedade como um todo. O conteúdo teve a curadoria de educadores e tem um propósito claro: ajudar a promover a transformação antirracista que sonhamos”, comenta.
 

O e-book ajuda os educadores no aprofundamento do assunto ao abordar temas como o histórico da educação antirracista no Brasil, situações racistas, racismo estrutural, desigualdades sociais e legislação, entre outros tópicos. Promove, também, uma reflexão sobre o papel do educador e as práticas antirracistas a serem aplicadas em sala de aula.

Além de apresentar a parte teórica sobre o tema, o e-book sugere como colocar em prática ações que ajudem no combate ao racismo nas escolas e construam comunidades de aprendizagem antirracista, com compartilhamento de experiências, redes de apoio e a indicação de plataformas e ferramentas que contribuam para a troca de experiências. O conteúdo é finalizado com indicações de leituras, sites, organizações e cursos voltados ao tema, além de um glossário de palavras e expressões racistas a serem abolidas do vocabulário do dia a dia.
 

“Vemos esse material como um apoio e uma reflexão aos professores de todo o Brasil e que atuam com a nossa metodologia. Acreditamos no poder da sala de aula e na importância do educador na influência positiva na vida daqueles que são o futuro da nossa sociedade”, conclui Zola.
 

O Programa MenteInovadora é uma metodologia baseada em três pilares: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professor mediador, explorando os recursos da metodologia com ações intencionais. Alinhados com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os conteúdos agregam à prática pedagógica, auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa e estão presentes na grade curricular de alunos de todo o Brasil, em escolas da rede pública de municípios e organizações que investem na educação. É um modelo que atua como complemento ao sistema de ensino, em total sintonia com o conteúdo aplicado pelos educadores.
 

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.