Now Reading
Dino d’Santiago & Luedji Luna lançam “Oh Bahia” – uma viagem musical entre a Ilha de Santiago e Salvador da Bahia

Dino d’Santiago & Luedji Luna lançam “Oh Bahia” – uma viagem musical entre a Ilha de Santiago e Salvador da Bahia

Dino d’Santiago, o crooner badiu, e a magnífica Luedji Luna nos presenteiam com “Oh Bahia”, um dueto transatlântico que mescla melodias eletrônicas e ritmos complexos, incorporando influências vanguardistas da música africana e suas diásporas, desde o afro-beat ao amapiano, e do soul ao jazz.

“Oh Bahia” é uma ode ao Atlântico Negro, celebrando-o como um território que une Cabo Verde e Brasil. A música explora paisagens sonoras que se estendem das vibrantes ruas de Salvador até as tranquilas praias de Tarrafal na Ilha de Santiago. Destinos que que têm a língua de Cesária Évora e Mateus Aleluia como elo de ligação.

A canção “Oh Bahia” aborda os temas de amor, pertença e a busca pela beleza que se revela ao abrirmo-nos para o mundo. Dino partilhou aos seus pensamentos sobre a faixa, revelando-nos: “A música sempre foi importante na minha vida, e a imersão em Salvador ensinou-me que o canto pode ser uma poderosa ferramenta de vínculo e unificação, especialmente quando estou alinhado com a minha espiritualidade ancestral. A música e a dança, elementos fundamentais no Candomblé, foram as vias através das quais alcancei uma conexão mais profunda com a religiosidade afro-brasileira. Descobri que o batuque pode transcender barreiras culturais e conectar-nos a algo maior do que nós mesmos.”

Luedji Luna, cuja voz ecoa a força das raízes afro-brasileiras, adiciona, “Bahia e Cabo Verde se conectam historicamente, somos um povo bonito, um povo musical, um povo preto. Essa canção é mais uma magia produzida pela diaspóra. Uma honra fazer parte.”

Produzido por Seiji e Nosa Apollo, com a contribuição de Kalaf Epalanga na letra, este single representa mais um passo na aproximação de Dino d’Santiago com o Brasil, anunciada no single de 2023 “Maria” em parceria com Emicida. “Oh Bahia” consolida assim o convite para a mistura cultural, como o próprio autor nos revela ao cantar: “É hoje que vim misturar / Olodum e kutxi pó”. Deixemo-nos, portanto, ser levados para longe, pois com eles “só faz verão”.

“Oh Bahia” já está disponível em todas as plataformas digitais.

Ouça AQUI!
Assista AQUI! 

Sobre Dino d’Santiago:

Cantor e compositor luso-caboverdiano, Dino d’Santiago foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural pelo Governo português em 2023. Reconhecido também pela revista Forbes como uma das principais Vozes da Lusofonia no âmbito cultural, ele destaca-se por seu ativismo em prol da igualdade e do diálogo cultural entre os povos de língua portuguesa.

INSTAGRAM

SPOTIFY

Sobre Luedji Luna:

Cantora e compositora baiana, Luedji Luna foi indicada ao Grammy Latino em 2021. Figura de destaque na música popular brasileira contemporânea, ela também é reconhecida como uma das 100 personalidades mais influentes da diáspora pela MIPAD/ONU.

INSTAGRAM

SPOTIFY

“Oh Bahia”
(Composed by Claudino Pereira / Luedji Luna / Kalaf Epalanga / Paul Dolby / Nosa Obasohan) 
Produced by Seiji / Nosa Apollo
Arrangement by Dino d’Santiago / Seiji / Nosa Apollo
Recording Engineer: Sebastian Notini
Mixed Toni Economides on behalf of Bambu Music
Mastered by Clinton McCreery on behalf of Bambu Music

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.