Delegação de Gana participa da Feira Preta 2024 com produtos típicos e originais da cultura africana

Ganeses vem ao Brasil, através do Projeto Experience Ghana Live que promove experiências de intercâmbio cultural e de negócios 

O projeto Experience Ghana Live, que tem como objetivo promover experiências de arte, gastronomia, turismo e negócios da cultura ganesa no Brasil, participa pela terceira vez do Festival Feira Preta, que acontece de 3 a 5 de maio (2024), no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O projeto participa do evento com oito empreendedores africanos, que apresentam produtos tipicamente ganeses de diferentes segmentos. Os ingressos podem ser adquiridos através do link. Mais informações podem ser acompanhadas em @experienceghanalive2.0.

Durante a programação da Feira Preta, o público poderá encontrar nos estandes do Experience Ghana Live uma variedade de produtos como chocolates, alimentos, bebidas, tecidos artesanais, bolsas, calçados e cosméticos, além de entrarem em contato direto com a cultura e história do país da África Ocidental.

Segundo Abena P. Busia, embaixadora de Gana, o projeto tem como finalidade apresentar aos brasileiros a cultura de um país africano pouco conhecido no Brasil, mas com grandes similaridades identitárias. “Mais do que apresentar produtos e negócios, queremos proporcionar um espaço de conhecimento e intercâmbio cultural que conecte nossas raízes ancestrais”, destaca a embaixadora.

O projeto, que já circulou por diversos eventos em diferentes cidades e estados do Brasil, como Salvador, São Paulo, Goiânia e Brasília, é liderado por Luiz Delaja. Filho de mãe brasileira e pai africano, Delaja há mais de 10 anos desenvolve iniciativas para promover conexões entre a cultura africana e brasileira.

“Em Gana temos uma comunidade de descendentes de escravizados que vieram do Brasil, assim como também muitos imigrantes africanos em solos brasileiros, mas pouco se conhece dessas relações históricas e culturais. Nossa intenção é  oferecer um espaço inspirador para fortalecer o roteiro turístico e transação de negócios entre empresários e empreendedores do Brasil e de Gana”

O projeto é idealizado por Luiz do Nascimento Delaja, conta com realização da Embaixada de Gana e tem produção assinada pela BlueJay Produções. Além da programação na Feira Preta, o projeto proporcionará outros encontros exclusivos para fortalecimentos de networking e relações comerciais entre empreendedores brasileiros e africanos. Outro destaque será a realização de uma festa com bebidas, comidas e músicas típicas de Gana, que será conduzida pelo The Republic Bar & Grill Ghana

Conheça os negócios e produtos ganeses que estarão presentes na Feira Preta 2024:

THE REPUBLIC BAR & GRILL (@republicbarghana– Fundado em 2012, em Acra, capital de Gana, o bar trabalha apenas com produtos nacionais, naturais e não-industrializados.Seus coquetéis e drinks, misturados a frutas e ervas naturais, são famosos na região. Conhecido por ser um espaço de interação do público, de diversas faixas etárias, com música ao vivo, DJ, exposição de artes e também serve de cenário para eventos e reuniões de negócios. O The Republic Bar é considerado embaixador da verdadeira identidade Pan-africana. 

REPUBLIC DISTILLERIES – Projeto de construção de destilaria em Gana para a produção de Akpeteshie – bebida destilada ganense, feita a partir da cana-de-açúcar. De qualidade premium, produzida com qualidade e tecnologia brasileira. O projeto prevê a produção da bebida em sabor natural e infusão com uma ampla paleta de sabores sob a marca The Spirit of The Republic. 

TAMPOORI STUDIOS (@tampoori) – Produtor de tecidos artesanais, tingidos à mão, de alta qualidade e confeccionados a partir de fibras naturais como algodão, linho, seda e rayon. Atua também na confecção de peças de mesa e vestuário básico.

GROW WEB VENTURES / Art & Craft – Produtor de artigos de couro como bolsas, sapatos, sandálias e chinelos e outros produtos artesanais como pulseiras, folding fan e trabalhos de arte e artesanato feitos em Gana. Todos os produtos são 100% artesanais.

STAR AVENUE SCHOOL (@staravenueschool– Proporciona atividades extra escolares para crianças e jovens como: programas de intercâmbio para estudantes, programas de Escolas de verão, cursos on-line de inglês e estudos on-line sobre a cultura africana. Além de aulas de dança, música e piano. Busca expandir o conhecimento sobre as culturas africanas e aumentar o fluxo de estudantes de intercâmbio entre o Brasil e Gana.

EARTHYRIA (@earthyria– Empresa de cosméticos feita com produtos orgânicos, à base de plantas. Focada nas linhas de cuidados para a saúde, beleza e higiene pessoal. Entre os produtos estão os famosos sabonetes em barra de manteiga de karité com 05 variedades de propriedades, loções corporais, manteigas corporais, esfoliantes, gel de banho,velas e  alguns acessórios de banho.

RAMMIES YAMMIES (@rammiesyummies)– Empresa especializada em catering de alimentos, salgadinhos frescos e conservados, bebidas, temperos e embalamento de diferentes tipos de produtos ganenses.

KABI (@kabichocolategh) – Chocolate artesanais, produzidos a partir de um dos melhores grãos de cacau do mundo, cultivados em Gana. Possui variedades de sabores como: chocolate ao leite, amargo, com laranja, café e lascas de banana, entre outros.

SOJOY (@sojoy_kente_n_more) –  Marca que produz o tradicional tecido Kente, original, feito à mão. São diversos tecidos conhecidos por seus padrões multicoloridos, formas geométricas arrojadas e desenhos ousados.

LETI ARTS (@letiarts) – Empresa de games inspirados na racialidade, que tem como missão apresentar uma África autêntica a um público mundial, através de jogos modernos que trazem narrativas de lendas e histórias culturais africanas.

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.