Now Reading
Festival Vermelho realiza segunda edição no Santo Antônio Além do Carmo

Festival Vermelho realiza segunda edição no Santo Antônio Além do Carmo

Com o tema “Cultivando a democracia”, o evento contará com a presença de Conceição Evaristo, lideranças sindicais e é aberto ao público.

Segunda edição do Festival Vermelho – principal festa cultural e política das esquerdas brasileiras acontece nesta sexta (22) e sábado (23) na capital baiana . O evento realizado pelo PCdoB e pela Fundação Grabois traz o tema “Cultivando a Democracia”, e tem uma programação com shows musicais, debates, painéis, rodas de conversa, oficinas, além de atrações nas áreas da literatura, teatro, cinema, lançamentos de livros, feira de gastronomia, momentos de festa e de luta com grande envolvimento do público,

Os dois dias de evento se estenderão entre a Chácara Baluarte e o Largo do Santo Antônio Além do Carmo, parte do centro histórico da capital baiana, reunindo lideranças políticas nacionais e locais, nesse, que promete ser um espaço para publicizar as lutas, bandeiras e preocupações políticas, num momento de integração e festividade. 

Para o presidente estadual do PCdoB-BA, esse é um momento histórico para o partido e para as lutas populares. “O Festival Vermelho surgiu inspirado em grandes festivais pelo mundo para comemorar o centenário do PCdoB, o partido mais antigo em atividade no Brasil. E hoje, nós voltamos não só para celebrar o aniversário do partido, mas reforçar nossas lutas em defesa da democracia, nesse grande encontro que une política e cultura no coração de Salvador”, disse o líder comunista.

O Festival Vermelho é, ainda, uma potente articulação política e cultural, avaliou a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, Segundo ela, esses são “dois elementos de transformação, imprescindíveis para a construção de um futuro melhor”, conta Luciana, também ministra da Tecnologia, que acrescentou a felicidade de ver a festa acontecer na Bahia, “o estado mais negro do Brasil, marcado pelas lutas libertárias e revoltas populares”.

UMA FESTA INTERNACIONAL

O Festival Vermelho promove a interlocução do Brasil com outros valiosos festivais comunistas pelo mundo, como a Festa do Avante! (Portugal), A Fête de L’Humanité (França) e a Fiesta de Los Abrazos (Chile). Uma iniciativa da tradição internacionalista das esquerdas para partilhar as ideias, reivindicações e formas de ativismo por um mundo melhor. Durante os dois dias de programação, Salvador receberá pessoas de todo o Brasil e também do exterior em momentos de muita integração, solidariedade internacional e celebração das muitas riquezas culturais do nosso país.


HISTÓRICO
O Festival Vermelho surgiu em 2022 e teve a sua primeira edição na cidade de Niterói, em comemoração aos 100 anos do Partido Comunista do Brasil. Contou com shows como os de Leci Brandão, Zélia Duncan, BNegão e Francisco El Hombre, além de muitos debates, mostra de cinema, encontros e atos políticos, um deles com participação do presidente Lula, que criaram uma atmosfera de grande unidade e intercâmbio dos valores comuns às esquerdas, aos movimentos sociais e culturais participantes. Dessa vez, o Festival Vermelho amplia esse diálogo, chegando ao Nordeste e integrando o calendário de eventos públicos de Salvador, com a força da diversidade e da criatividade que são marcantes na capital baiana.

Confira a programação no instagram do Festival – @festivalvermelho

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.