Now Reading
Audiências de custodia e racismo na ordem do dia: Carla Akotirene lança novo livro em Salvador

Audiências de custodia e racismo na ordem do dia: Carla Akotirene lança novo livro em Salvador

“É fragrante fojado dôtor Vossa Excelência” é o mais novo livro de Carla Akotirene, que será lançado na próxima quarta-feira, 28 de fevereiro, às 18h na Academia de Letras da Bahia – ALB.

Na obra, fruto da sua tese de doutorado, a escritora e militante acadêmica apresenta críticas ao sistema jurídico brasileiro, especificamente as audiências de custódias, tendo como referência suas duas décadas de dedicação a pesquisa para compreensão do funcionamento da prisionização na diáspora Africana.

As audiências de Custódia consistem no protocolo de apresentação da pessoa presa em flagrante ao juiz da Vara, na presença do Ministério Público, advogado constituído ou do defensor público. De acordo com Akotirene, esses momentos são “portas de entrada do encarceramento em massa”, consequências do racismo patriarcado capitalista.

A noite de autógrafo contará com a presença da promotora de Justiça Lívia Vaz e o professor e advogado criminalista Marinho Soares.

Soteropolitana, Carla Akotirene escreveu os livros Interseccionalidade e O pra í prezada e é também autora da primeira tese no Brasil sobre audiência de custódia e coordenou a primeira campanha contra o genocídio de jovens negros.

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.