Now Reading
Camarote Casa de Gana inaugura nova fase na relação Gana e Bahia

Camarote Casa de Gana inaugura nova fase na relação Gana e Bahia

Iniciativa inédita no Carnaval de Salvador, o camarote internacional tem balanço positivo e embaixadora Abena Busia vislumbra a instalação da Casa de Gana em Salvador.

“Melhor do que eu esperava, muito melhor do que eu esperava”. Esta foi a avaliação da Embaixadora de Gana no Brasil, Abena Busia, sobre o Camarote Casa de Gana. Instalado na Casa Vale do Dendê – Centro Histórico de Salvador, o primeiro camarote internacional e africano foi um marco na relação entre a Bahia e o país africano. Com uma proposta diferenciada, durante os cinco dias de festa, mais de duas mil pessoas conheceram parte da história e estilo de vida dos povos do continente africano em uma rica imersão cultural com muitas particularidades.

Abena Busia, agradeceu a generosidade de Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê, que de forma simbólica lhe entregou a chave do hub de inovação para que este momento acontecesse. “Nós tivemos a oportunidade de ter uma amostra do que a Casa de Gana será. Estou bastante tocada pelo número de pessoas que visitaram nosso espaço e ficaram para dançar. ”, comentou a embaixadora.

O Camarote Casa de Gana registrou momentos inesquecíveis como a homenagem a João Jorge Rodrigues, presidente da Fundação Palmares. Abena Busia anunciou o prêmio Humanitário da Fundação Busia em reconhecimento ao esforço de aproximar o país africano e a Bahia. “Com Gana eu ganhei a minha identidade pessoal, a identidade do meu grupo, a visita do Rei Osei Tutu, essa Casa de Gana que estamos insistindo em fazer existir na Bahia. Um conjunto de ações que vão melhorar a vida dos descendentes de Gana em Salvador, que não são poucos”, comentou o presidente da Fundação Palmares ao ser presenteado com o Kente, tecido sagrado.

Para a Embaixadora, a presença da Delegação de Gana  foi de extrema importância para a compreensão do que representa a Bahia. “O que me deixa contente é que os oficiais do Governo e os empresários que vieram ficaram muito felizes, especialmente o Ministro do Turismo e Cultura, ressaltou a embaixadora.

“O Sr.Taabea e o representante da Associação de Indústrias de Gana também ficaram impressionados com esta vivência”

No Camarote Casa de Gana, empreendedores locais e ganenses puderam comercializar seus produtos. O público presente participou de interações artísticas e culturais, onde tiveram a oportunidade de experimentar a culinária, assistir apresentações da dança .

Casa de Gana – A conexão entre Bahia e Gana está na essência desses dois povos que tem culturas similares e um passado marcado por histórias que se encontram. Ao assistir a apresentação da Banda Mirim do Bloco Afro Olodum, Abena Busia – Embaixadora de Gana e  Nana Edward Ofori – Chefe de Desenvolvimento do Reino Ashanti dançaram no meio da batida percussiva dos tambores infantis. Após o momento de descontração, eles juntaram-se a Alhaji Abdulai Ali – Chefe da Comunidade Zongo (Fulani-Gana) e Mohammed Nurudeen Abubakar Ali – jovem Hauça, e conversaram  com o presidente da Fundação Palmares João Jorge Rodrigues sobre a importância da instalação da Casa de Gana em Salvador. João Jorge foi presentado com um par de chinelos e um kente bordado com seu nome. “Primeiro você é meu irmão e segundo você tem o direito de entrar na minha casa”, declarou Nana Ofori.

A embaixadora Abena Busia afirma estar ansiosa para o início das negociações com o Governo  para a implementação da Casa permanente de Gana em Salvador.

Mais informações acesse (@afrotvbr).

Fotos: Cíntia Matos
Texto: Ani Bárbara

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.