Now Reading
Edital co. liga + Cultura Salvador vai apoiar jovens para atuarem em mediação cultural

Edital co. liga + Cultura Salvador vai apoiar jovens para atuarem em mediação cultural

Inscrições abertas para 19 vagas que terão direito a formação na área e incentivo financeiro para juventudes

Com o propósito de estimular a participação e inclusão produtiva das juventudes, a co. liga, escola online de economia criativa e totalmente gratuita, acaba de lançar o Edital co. liga + Cultura Salvador. Ele vai selecionar 19 jovens, de 18 a 29 anos, para a realização de experiências de mediação cultural e formação continuada na área cultural, em regime presencial na cidade de Salvador (BA), durante 40 dias, nos meses de fevereiro e março de 2024. Serão priorizadas pessoas LGBTQIAPN+, negras, de populações nativas e indígenas. As pessoas selcionadas receberão, cada uma, o incentivo financeiro no valor de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais). A ação é resultado da parceria da co. liga com dois equipamentos culturais da Prefeitura Municipal de Salvador que serão geridos pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), a Casa das Histórias de Salvador e a Galeria do Mercado Modelo da Bahia. As inscrições para a seleção do Edital co. liga + Cultura Salvador são gratuitas e estão abertas até 14 de fevereiro de 2024, pelo endereço eletrônico da escola: Link.

O edital é voltado para jovens moradores de Salvador interessados em Patrimônio, Produção Cultural e Turismo, com ou sem experiência, e tem o objetivo de ampliar o conhecimento nestes dois setores e contribuir em suas formações teóricas e práticas, que serão integradas às aulas, oficinas e palestras, com a equipe da co܂liga e profissionais da área. As atividades de formação e experiências práticas serão realizadas das 10h às 18h, com 1h de intervalo, de terça a domingo. Ao longo do processo, os participantes deverão realizar mais dois cursos da plataforma da co. liga e outras atividades propostas pela coordenação pedagógica do projeto.

Entre as atribuições necessárias para conquistar uma vaga no edital, é preciso proatividade, ter disponibilidade para atuar presencialmente nos equipamentos culturais indicados no edital, ser comunicativo no contato com o público, ter comprometimento, responsabilidade e destreza para atividades em equipe, entre outras. E, claro, ter perfil público completo na co. liga, conforme orientado nesse link. Para se inscrever, é preciso ainda apresentar o certificado do curso Mediação Cultural em Exposições na área de realizados na co. liga.

A co. liga é uma escola online que oferece cursos gratuitos e outras oportunidades na área por meio de uma plataforma digital, conectando jovens, profissionais e empresas de diferentes áreas de atuação no setor de Economia Criativa. São oferecidos cursos de curta duração nos segmentos de música, artes visuais, design, multimídia, patrimônio, tecnologia e produção cultural, mentorias com profissionais, oportunidades de trabalho e programação cultural. O conteúdo pode ser acessado nesse link. A escola é uma iniciativa da OEI em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Calendário:

  • Inscrições: de 26 de janeiro de 2024 a 14 de fevereiro de 2024
  • Seleção das(os) jovens: dias 15 e 16 de fevereiro de 2024
  • Divulgação das(os) selecionadas(os): a partir de 19 de fevereiro de 2024
  • Início das atividades: a partir de 21 de fevereiro de 2024

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás. Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. 

A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também está entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade e da equidade. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais. Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho.

Sob o lema “Fazemos a cooperação acontecer”, a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é, desde 1949, a primeira organização intergovernamental para a cooperação Sul-Sul no espaço ibero-americano. Atualmente, conta com 23 Estados membros e 19 escritórios nacionais, além de sua Secretaria-Geral em Madri.

Com mais de 300 projetos em andamento e 600 acordos de cooperação ativos, em conjunto com entidades públicas, bancos multilaterais, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outros organismos internacionais, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação da Ibero-América. Entre seus resultados, a organização contribuiu para a drástica redução do analfabetismo na Ibero-América, com mais de 21 milhões de pessoas beneficiadas por suas atividades de cooperação.

© 2020. Afro.Tv Brasil todos direitos reservados.