

No ápice de suas quase cinco décadas de história, o Ilê Ayiê recebeu com grande carinho e entusiasmo o Liberatum Festival em sua sede, na histórica senzala do Barro Preto. Uma cerimônia de abertura linda e contagiante celebrando a cultura negra.
O evento teve a honra de contar com a presença do grandioso Vovó do Ilê e Dona Dete Lima, grandes representantes na luta pela valorização do povo negro, contra a discriminação, sobretudo contra o racismo institucionalizado. Eles lideraram uma emocionante roda de conversa, compartilhando histórias e perspectivas inspiradoras juntamente com notáveis figuras como Angela Bassett, Taís Araújo, Majur e Luana Xavier.
Um momento especial, essas grandes mulheres negras tiveram a oportunidade de conhecer a dinâmica e a importância desse espaço histórico, que desempenhou um papel crucial na preservação e celebração da cultura afro-brasileira. A atriz Angela Bassett foi presenteada com um turbante, uma coroa do Ilê para uma rainha.
A cerimônia de abertura ainda contou com uma apresentação da Banda Aiyê e com a presença da Deusa do Ébano, que encantou a todos os presentes.
Foi um momento de celebração da herança afro-brasileira, de respeito às raízes e de olhar para um futuro de igualdade e diversidade. Que o Liberatum Festival seja uma celebração de cultura, história e amor, e que inspire todos a continuar a luta pela igualdade e inclusão.
Fonte: Imprensa Liberatum